QUEM SOMOS

O departamento de Medicina da Dor do Grupo InterventionalCare é formado por médicos com formação e experiência na realização de técnicas minimamente invasivas na resolução das queixas de dor do sistema musculoesquelético. Todos os elementos têm formação adicional em Medicina Desportiva.

a nossa abordagem

As queixas de dor com origem musculoesquelética são o motivo de uma parte significativa da morbilidade da nossa população. Devido à limitada oferta especializada nesta área, os doentes encontram-se frequentemente perdidos entre a realização de inúmeros exames complementares desnecessários e a realização dos mais diversos tratamentos sem evidência científica. Neste contexto surge o grupo "InterventionalCare - Medicina da Dor", com o objectivo de um diagnóstico baseado na clínica, com apoio imagiológico direccionado e intervenção terapêutica imediata, de forma a melhorar a qualidade de vida dos nossos doentes.

O que fazemos

Realizamos vários tipos de técnicas interventivas guiadas por ecografia, com vista a resolver as queixas álgicas do doente, nomeadamente:

  • Viscossuplementação intra-articular: Esta técnica consiste na injeção intra-articular de Ácido Hialurónico e tem indicação na Artrose de vários tipos de articulações. Com o processo de degeneração da cartilagem da articulação, o líquido intra-articular torna-se menos denso e com um elevado teor de citocinas inflamatórias. O Ácido Hialurónico intra-articular tem um efeito anti-inflamatório, com aumento das propriedades viscoelásticas do líquido intra-articular, resultando na melhoria das queixas de dor dos doentes.
  • Injeções corticoanestésicas: Trata-se da injeção localizada de uma mistura de um anestésico com um corticoesteróide, resolvendo a longo prazo a inflamação localizada de diversas patologias. As injeções corticoanestésicas são sempre realizadas sob controlo ecográfico de forma a aumentar a segurança e eficácia das mesmas.
  • Injeções de Plasma Rico em Plaquetas (PRP): O plasma rico em plaquetas é um componente do sangue da própria pessoa que, após centrifugação e tratamento é injectado nas áreas lesadas. Tem indicação na resolução de tendinopatias crónicas, com alguma evidência no tratamento das artroses.
  • Injeção de Toxina botulínica: A injeção local de toxina botulínica tem tido uma evidência científica crescente em variados síndromes dolorosos como a enxaqueca e o Síndrome do Piramidal.
  • Hidrodilatação de paratendão: Frequentemente as queixas crónicas de dor em tendão são originadas por pequenas aderências do tendão ao paratendão. Este procedimento consiste na injeção ecoguiada de elevados volumes de soro fisiológico de forma a quebrar estas aderências. Este procedimento tem apresentado excelentes resultados a longo prazo.
  • Bloqueio de Nervos periféricos: Os bloqueios de nervos periféricos consistem no "adormecimento" de um nervo sensitivo que inerva determinada área lesada. O procedimento consiste na identificação ecográfica do nervo e da injeção local de um anestésico local. Tem apresentado bons resultados em variadas patologias desde a Capsulite Adesiva à Tendinopatia da "pata de ganso".
  • Mesoterapia da dor: A mesoterapia consiste na injeção dérmica de variados fármacos, conforme as patologias. Quando usados anti-inflamatórios, é conseguida uma concentração local muito mais elevada do que quando administrados por via oral, sem os nefastos efeitos sistémicos dos mesmos.
  • Aspiração de derrames articulares e bursites: Frequentemente as queixas de dor são originadas por um aumento de tensão de pequenas bursas. A identificação destas bursas através de ecografia e a sua aspiração ecoguiada tem um alívio imediato e durador das queixas de dor dos doentes.

As técnicas poderão ser ou não seguidas de planos de reabilitação funcional, conforme as patologias e a etiologia das mesmas.

as patologias mais frequentes na nossa consulta

  • Artrose do joelho e da anca
  • Tendinites e síndromes de conflito do ombro
  • Dor lombar de origem muscular e facetária
  • Dor lombar por radiculopatia
  • Síndrome do piramidal
  • (...)

Como marcar uma consulta

Poderá marcar uma consulta através da secção "Contactos".